REUNIÃO PARA ESCLARECIMENTOS AOS SERVIDORES DA TRANSPOSIÇÃO.

No dia 17 de agosto, estivemos reunidos no auditório Renato Gomes do Nascimento no SINDSERV, com um grupo de servidores abrangidos pelo disposto na transposição da Lei 201/17.

A reunião teve como objetivo apresentar a estratégia jurídica adotada pelo sindicato para acompanhar a situação da transposição regulamentada pela Lei 201/17 e buscar soluções para evitar prejuízos aos referidos servidores diante do processo administrativo e decisão desfavorável do Tribunal de Contas.

Durante a reunião, foi explicado de forma detalhada a Lei 201/17 e a importância de sua plena exequibilidade para os servidores, destacando aspetos relacionados com a transposição, bem como os desafios e preocupações diante da decisão do Tribunal de Contas e os potenciais impactos nos direitos dos servidores.

Explanamos as dificuldades processuais, bem como nossa estratégia jurídica, que inclui o acompanhamento da aplicação da Lei 201/17 e dos direitos dos servidores por ela abrangidos, identificando eventuais violações de direitos, relatando, inclusive que pontualmente já ajuizamos diversas ações com o intuito de promover, de forma geral, os interesses dos servidores.

A estratégia derradeira do SINDSERV seria o ajuizamento de uma ação diretamente no Tribunal de Justiça buscando a declaração de constitucionalidade da lei 201/17, medida extrema que precisa ser ponderada cuidadosamente.

Frisou-se também a importância da participação e cooperação dos servidores no compartilhamento de informações, “denúncias” de irregularidades e contribuição para a coleta de dados relevantes.

A transparência nas ações do SINDSERV e a comunicação efetiva com os servidores serão mantidas por meio de reuniões, canais de comunicação online e outras formas de divulgação.

A reunião prestou ainda esclarecimentos definitivos sobre a contratação do advogado que atuou perante o Tribunal de Contas, contratado em particular pelo coletivo de servidores abrangidos pela Lei 201/17.