ENCERRAMENTO DO CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO

O curso de “Direito Previdenciário” iniciou no dia 14 de setembro e foram ao todo 10 aulas, sendo um encontro presencial por semana, com duração de 02:00h, realizados às quintas-feiras, com o ministrante Dr. José Claudio Nunes Medeiros.
O encerramento aconteceu ontem, dia 30 de novembro de 2023.

O curso teve 12 (doze) módulos no total, abrangendo os assuntos de:
» Evolução histórica da Seguridade Social e da Previdência. Histórico da Proteção Social dos
Servidores Públicos Brasileiros.
» Conceito, Organização e Princípios Constitucionais – Seguridade Social e Previdência.
» Regimes previdenciários. RGPS, RPPS, Previdência dos Militares e dos Congressistas.
» Direito adquirido, expectativa de direito e direito expectado na Previdência Social.
» Aplicação e interpretação das normas previdenciárias.
» Princípios da Seguridade Social e o RPPS: Regras Constitucionais para Concessão dos Benefícios Previdenciários de Aposentadorias e Pensão dos Servidores Públicos (segundo as EC’s 88/15, 70/12, 47/05, 41/03, 20/98 e 103/2019);
» Características do RPPS: Custeio, COMPREV;
» Apuração do Tempo de Contribuição e Cálculo de Proventos: Possibilidades e Consequências
Tempo de Efetivo Serviço no Magistério e nas Aposentadorias Especiais;
» Aplicação da teoria dos motivos determinantes, orientação e do melhor benefício na análise dos benefícios previdenciários.
»Governança Corporativa e Compliance Público: controle externo: tribunais de contas, secretaria especial de acompanhamento do RPPS e CRP.
» Estrutura dos Órgãos de Deliberação Colegiada das Unidades Gestores de RPPS
» Introdução a Previdência Complementar: Evolução histórica e princípios da Previdência Complementar – Introdução legislativa à Previdência Complementar: legislação de seguros e tributação entidades abertas de Previdência Complementar e seus planos de benefícios entidades fechadas e seus planos de benefícios;

A Família SINDSERV agradece a colaboração e carinho de todos os participantes em especial ao Dr. José Cláudio que se disponibilizou a ministrar esse curso, sem nenhum custo.

Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Blue Breaking News Social Media (3)